Fonte Externa no MSX Expert Gradiente

Fonte Externa no MSX Expert Gradiente

 

 

Oi pessoal, hoje coloquei no meu MSX uma fonte externa. Qual o MSX? Nesse caso o Expert da Gradiente, um de meus preferidos. O Expert da Gradiente é uma paixão devo dizer. Além do fato de que foi o primeiro computado de muita gente, inclusive o meu, tem uma nostalgia impar.  Foram produzidos muitos no Brasil e por essa razão nos permitem altera-lo para melhora-lo. Ainda no contexto ele possui espaço interno para fazermos muitas coisas com o bichinho.

Para que alterar o Expert? Bom, no meu caso eu gosto de experimentar coisas diferentes nos computadores para saber se funcionam ou mesmo se melhoram. Mas vai do gosto de cada um.

Bom, sem mais blá, blá, blá… vamos as modificações:

 

O Adaptador

Quando vi esse adaptador para gabinetes mini ATX me surgiu a idéia para usa-lo no Expert da Gradiente.

É esse aqui da figura abaixo:

 

Pensei…. se funcionar vai ser legal. Então comprei uma para testar.

Já sabemos que podemos colocar a fonte de um PC (AT/ATX/MINI ATX) dentro do gabinete do Expert. Então provavelmente esse adaptador com uma fonte externa deve funcionar do mesmo jeito.

Vamos ver!!!

 

 

 

 

 

A especificação do adaptador:

 

  • Tensão de entrada: + 12 V/DC (11.4-12.6 V)
  • Corrente de entrada: Max. 17A
  • Saída ATX: 160 W
  • Corrente de saída + 12 V: 8A
  • Corrente de saída + 5 V: 8A
  • Corrente de saída + 3.3 V: 8A
  • Corrente de saída + 5VSB: 1.5A
  • Corrente de saída-12 V: 0.1A
  • Potência De saída: 160 W
  • Eficiência de energia:> = 92%
  • Temperatura de operação: 0 ~ 40
  • Temperatura de armazenamento:-20 ~ 80

 

Existem outros modelos que suportam uma potência maior, mas acredito que mais que isso, já vira exagero.

 

Quando chegou em minhas mãos (claro que não veio nenhum tipo de manual, os caras sempre acham que não precisa porque é só plugar e sair usando) peguei um multímetro para testar se os pinos desse adaptador forneciam GND, 5v, 12V e – 12V.  Ou seja, as tensões obrigatórias para o MSX funcionar.

Como não sei quais são valores dos pinos de cabeça, fui ao “pai dos burros”,  o google e achei a correspondência das pinagens.

O adaptador que comprei, acima, é esse ATX 2.0.

Para ter certeza, peguei o multímetro e fui testando os pinos que iria usar. Identifiquei que estavam certinhos conforme a foto acima.

Segundo passo, queria o outro conector, o que fica na placa mãe do PC o qual esse conector serve. Não estava afim de procurar para comprar, então peguei uma placa mãe queimada e comecei a dessoldar o conector. Meu Deus, que trampo…. não recomendo…. só se tiverem a manha de dessoldar… (que não é meu caso), era preferível comprar um conector novo.

 

 

Com o conector em mãos ( na boa…  se não tiver conector, descola uns pinos solda uns fios e coloca no seu adaptador, o importante é ficar firme e sem mal contato ).

 

 

Não precisamos usar todos os pinos, então soldei o fios das cores iguais ao adaptador das fontes ATX comuns o qual havia guardado quando retirei anteriormente de fontes queimadas (imagem abaixo).

 

 

Usei 6 fios apenas:

  • O AZUL (que fornece -12v)
  • 1 PRETO (GND)
  • 1 VERDE (Usado para ligar a fonte)
  • 1 PRETO( GND – Para usar junto do o verde na ligação da fonte)
  • 1 VERMELHO (que fornece 5v)
  • 1 AMARELO (que fornece 12V)

 

Depois de soldado ficou assim:

 

 

É Isso basicamente que vamos usar para conectar nossa fonte Externa.

 

 IMPORTANTE: No Expert a Fonte original fica junto com a placa analógica, então se o Expert ainda não está adaptado para uma fonte de PC, tem que obrigatoriamente seguir o tutorial da MSX-Pró “Fonte Chaveada no Expert Cinza” sobre como fazer isso. Depois de concluída essa etapa, volte e continue com esse tutorial.

 

ABRINDO O EXPERT

 

Bom, não vou me ater a explicar com abrir o Expert, pois o artigo vai ficar muito longo e isso já está explicado no tutorial da MSX-Pró.

Dessa forma, vamos ao que interessa:

Comece retirando a tampa e a frente do Expert.

Com o Expert, aberto (note que o meu já está com uma fonte ATX). Retire a placa digital (a de cima) para conseguir fazer tudo que será necessário.

 

 

 

Agora com a placa digital retirada, já podemos ver a fonte ATX.

 

 

Retire a fonte ATX por completo e refaça o conector que vai na placa lógica do expert com o fios que deixamos disponíveis no nosso adaptador.

 

 

Preste bastante atenção para não ligar errado ok.

Ficaram 2 fios sobrando, o verde e um dos pretos. Esses servem para ligar/desligar a fonte. Então vamos ligar cada um deles nos terminais do botão liga e desliga do Expert.

 

 

Depois de soldado pode recolocar o botão no gabinete do Expert novamente.

 

Agora vamos acertar os fios que ficaram referente aos conectores ou extensões da traseira do Expert e a chavinha seletora de voltagem.

 

Vai ficar assim, dos dois fios quem vem da rede elétrica, um vai para o terminal inferior e o outro vai para um dos terminais do fusível. Preste atenção para não fechar curto nesses terminais, confira antes de ligar para testar. Veja a figura abaixo com ficaram as ligações:

 

 

A ligação da chavinha seletora de voltagem não tem mais função pois a fonte externa já é bivolt (olha que legal). Então só deixe no gabinete para manter a estética.

O mesmo se diz dessas ligações de energia. Eu particularmente gosto dessas extensões para ligar um monitor ou outro dispositivo que precise, então deixei dessa forma. Se no seu caso você não quiser que isso fique funcional para usar, então é só cortar o fio de energia e retira-lo (fica a critério do freguês).

Resolvi colocar o adaptador ATX dentro de uma caixinha plástica, só para não ficar solto dentro do gabinete e correr o risco de encostar na carcaça do Expert e fechar algum curto.

 

 

 

 

No final vai ficar algo como a figura abaixo:

 

 

Note que essa ligação onde tem os conectores para drive e hd, eu estou usando para alimentar 12v num botão de reset que possui iluminação. Eu já tinha colocado anteriormente na frente do meu Expert, por tanto é opcional, mas já fica a dica de que esses conectores você pode alimentar o que precisar a mais dentro do seu Expert.

Dica: O Botão Reset que estou usando é um push button normalmente aberto que ligo na placa digital do Expert, conforme o artigo da revista CPU MSX 07, que se interessar podem baixar no site  Datacassete.

 

 

Mas como disse, não é foco desse artigo.

 

Continuando…..

 

Agora só falta colocar o conector para ligar nossa fonte externa no gabinete do Expert. Escolhi o ponto abaixo, mas você pode escolher outro local. Fica a critério.

 

 

E para isso utilizei uma broca cônica para o furo. Aliás, se você não tem, compre. Essas brocas são excelentes para furar certinho chapas de plástico ou ferro. Aprovadas!!!

 

 

Feito o furo,  agora é só instalar o conector. O furo foi até a posição 8 mm, marcado na broca.


 

Pronto agora vai ficar assim;

 

 

Olha o espação que sobrou dentro do gabinete. Dá para colocar uma GBS futuramente ou outra coisa. A imaginação é o limite.

 

Acabando de montar:

 

 

Ah! Mais uma dica. Que ninguém brigue comigo hein. Estão vendo o Z80. Então, eu coloquei cola quente para mante-lo no lugar, pois sempre dava mal contato, as vezes de manhã, quando esfriava, as vezes a tarde quando esquentava e por ai vai, tinha que ficar abrindo o gabinete toda hora… maior m…. Então vi esse procedimento em algum outro micro e pensei, pode ser que resolva meu problema.

Vou te falar, resolveu e resolveu muito bem, nunca mais deu problema, liga o micro e ele inicia perfeitamente de primeira.

Sei que o colegas profissionais vão dizer que o certo é trocar o soquete, mas entendam…. dessoldar o soquete e não causar nenhum dano para a placa… só para profissionais (não é o meu caso). Então perdoem a solução utilizada.

 

Seguindo….

 

Agora é ligar a fonte externa e testar se está tudo ok.

 

 

Comprei essa fonte aqui:

 

 

 

 

A fonte tem que ser 12V (obrigatório) por causa do adaptador e a amperagem comprei com 10A, que acho que é mais que o suficiente para o Expert com cartuchos e tudo mais. Tem dessa fonte com amperagem maior, mas creio que seja besteira comprar. Além disso o preço praticamente dobra.

 

 

Só um detalhe, verifique se o plugue da fonte é compatível com o plugue do seu adaptador. Eu comprei e era quase… hehehhe… ou seja não servia. Então fiz um adaptador de um plugue que tinha aqui de outra fonte queimada de notebook. Aliás, sempre guardo os plugues de outras fontes, seeeeempre se vai precisar de um.

 

 

 

Agora os testes:

 

Vejam as imagens do Expert já com a fonte Externa.

 

Funcionou perfeitamente

 

Sem tremores

 

Limpo

 

 

 

 

Usando 2 cartuchos, uma SD Mapper e uma Megaram

 

 

 

Conclusão

 

A fonte ficou show, recomendo fortemente colocar. Duas características que me saltaram aos olhos:

A primeira é que acabou aquele barulho infernal da ventoinha rodando dentro do gabinete. Silêncio só para curtir o MSX.

A segunda e a mais legal de todas é que quando havia uma fonte ATX dentro do gabinete, a imagem ficava meio que flutuando, quando ligava o micro. Eu já tinha colocado umas 2 fontes ATX diferentes e o resultado era o mesmo, parecia uma interferência com o video. Agora com a fonte externa isso acabou, a imagem ficou fixa, perfeita nesse sentido. 

Além disso, a solução tem outros méritos:

  • Dá para colocar em qualquer MSX, pois tem as tensões necessárias
  • O adaptador é pequeno
  • Achei a solução mais limpa.
  • É Bivolt

 

 

Testem e comparem por si mesmos, 

 

 

Abraços a todos e até próximo artigo.

 

 

Fonte Externa no MSX Expert Gradiente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instale nosso aplicativo com a lista de monitores que aceitam 15 kHz e tenha essa informação a qualquer momento na palma de sua mão.  /  <!--nextpage--> &nbsp; Install our application with the list of monitors that support 15 kHz and have this information at any time in the palm of your hand.